Superintendência Central de
Convênios e Parcerias (SCCP)
O Sistema de Gestão de Convênios, Portarias e Contratos do Estado de Minas Gerais – SIGCON-MG foi criado pelo Decreto nº 44.424, de 21 de dezembro de 2006, com a finalidade de acompanhar, coordenar e controlar os instrumentos de natureza financeira que permitam a entrada e a saída de recursos no Tesouro Estadual.
O Módulo de Saída do SIGCON-MG surgiu da necessidade de informatizar o processo de celebração de convênios de saída e de consolidar informações gerenciais para o fomento das atividades de articulação política.
INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS CORPORATIVOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
O SIGCON-MG – MÓDULO SAÍDA permite a integração com outros sistemas corporativos do Governo de Minas, como o Sistema Integrado da Administração Financeira – SIAFI-MG e o Cadastro Geral de Convenentes (CAGEC). Por meio dessa integração, o SIGCON-MG – Módulo Saída verifica o atendimento da exigência de regularidade do convenente no CAGEC no momento do cadastramento do plano de trabalho, bem como há a verificação de ausência de bloqueio do convenente no SIAFI-MG para a liberação de recursos.
O Cadastro Geral de Convenentes do Estado de Minas Gerais – CAGEC, criado pelo Decreto nº 44.293, de 10 de maio de 2006, atualmente, previsto nos Arts. 71 e 72 do Decreto nº 46.319, de 26 de setembro de 2013 e Regulado pela Resolução Conjunta Segov/Cge Nº 05, 24 de Janeiro de 2020 que tem como finalidade dar transparência à situação formal e legal de entes federados ou pessoas jurídicas a eles vinculadas, organizações da sociedade civil, fundos municipais e serviços sociais autônomos interessados em formalizar convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres envolvendo a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas no orçamento fiscal Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.
Thiago Ribeiro
Superintendente
Graduado em Administração Pública e especialista em Gestão da Informação e Pessoas. Servidor público de carreira do Governo de Minas Gerais há 13 anos, iniciou sua trajetória na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, na área de tecnologia da informação, e posteriormente atuou na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, com ênfase na participação social em ambientes digitais. Nos últimos seis anos, esteve ligado à Secretaria de Estado de Governo, exercendo as funções de Diretor Central de Normatização e Otimização e de Diretor de Atendimento e Gestão da Informação, ambas vinculadas à Superintendência Central de Convênios e Parcerias. Desde dezembro de 2021, ocupa o cargo de Superintendente Central de Convênios e Parcerias.
Graduada em Administração pela Universidade FUMEC (Belo Horizonte), possui experiência no setor público desde 2013. Iniciou sua trajetória na Fundação Rural Mineira – RURALMINAS (2013 a 2014), atuando na área administrativa de frotas e contratos. Entre 2014 e 2019, integrou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (SEDA), onde exerceu a função de auxiliar administrativa, com atividades relacionadas à formalização de compras e contratos, execução de despesas no Portal de Compras/MG, SIAD e SIAFI, bem como à gestão de empenhos, lançamentos de notas fiscais e conformidade orçamentária. De 2019 a 2025, atuou na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), onde desempenhou a função de Coordenadora de Convênios, com foco em rotinas administrativas, organização e entrega de resultados.
Kamila Gonçalves
Assessora
Diretoria Central de Normatização e Otimização (DCNO)
Emanuele Fraga
Diretora
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP). Servidora pública de carreira desde 2011, atuou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e na Secretaria de Estado de Defesa Social, com foco no monitoramento de projetos. Desde 2019, integra a equipe da Secretaria de Estado de Governo, onde se dedica à elaboração de normas e orientações técnicas, além da padronização dos processos relacionados a convênios e parcerias.
Ana Luísa Ribeiro
Beatriz Veloso
Liziane Coura
Luísa Andrade
Maria Paula Papini
Victoria Chagas
Diretoria Central de Gestão de Cadastros (DCGC)
Queila Nunes
Diretora
Graduada em Gestão Pública, atua desde 2022 como Diretora da Diretoria Central de Gestão de Cadastros da Superintendência Central de Convênios e Parcerias. Servidora do Estado de Minas Gerais desde 1992, construiu uma sólida trajetória ao longo de diferentes secretarias. Entre 2008 e 2022, trabalhou como analista no CAGEC, adquirindo ampla experiência na gestão e análise de cadastros — experiência que sustenta sua atuação estratégica e seu compromisso com a eficiência e a transparência na administração pública.
Elisabete Kelle
Lúcia Helena
Luciana Melo
Marília Brandão
Pablo de Castro
Paula Cabral
Tatiana Albernaz
Vinícius Mesquita
Wallace Bandeira
Diretoria Central de Governança de Plataformas Tecnológicas (DCGPT)
Lidia Botelho
Diretora
Graduada em Direito pela UFMG e Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Mestre em Governança, Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade de Sussex no Reino Unido. Experiência em áreas de direitos humanos, gestão e captação de recursos nacionais e internacionais do Estado de Minas Gerais e gestão de projetos de governança pelas Nações Unidas. Atualmente responsável pela área de desenvolvimento de sistemas de transferência de recursos estaduais de convênios e parcerias.
Gerda Oliveira
Jéssica Ribeiro
Jessica Zinato
Lucas Zaurisio
Polyane Avelar