Representantes de Apacs recebem capacitação sobre o novo Marco Regulatório das OSCs

Em Itaúna, servidora da Segov ministrou palestra sobre a nova forma de celebração de parcerias entre o poder público e as Organizações da Sociedade Civil.
 
Em continuidade aos cursos de capacitação de representantes de órgãos públicos e do Terceiro Setor quanto ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc), a Secretaria de Estado de Governo (Segov) participou na última segunda-feira (6/3) de um novo seminário na cidade de Itaúna, Território Oeste. Desta vez, a capacitação foi voltada para presidentes e encarregados de tesouraria das Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs) e reuniu representantes de todo o estado. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap). 
 
Durante o encontro, a Segov foi representada pela Diretora Central de Normatização e Otimização, Luciana Mara de Freitas Souza. Na ocasião, ela ministrou uma palestra acerca do Decreto Estadual n°. 47.132/2017, que regulamenta a Lei Federal n°. 13.019/2014 em Minas Gerais. “O objetivo do curso foi alertar e instruir as diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no que tange ao pleno cumprimento da Lei Federal e do Decreto Estadual, a fim de que as parcerias entre a Administração Pública e as entidades possam atender a toda população beneficiária de políticas públicas executadas por meio de termo de colaboração, termo de fomento ou acordo de cooperação”, explicou Luciana. 
 
A lei, conhecida como Mrosc, objetiva dar mais transparência e sustentabilidade nas parcerias, além de estimular cada vez mais a participação das organizações na execução de políticas públicas. Com abrangência nacional, a nova legislação está em vigor para municípios desde 1º de janeiro de 2017. Já para a União, estados e Distrito Federal a vigência é desde 1º de janeiro de 2016.
 
Outras capacitações
 
Essa foi a segunda oportunidade que servidores da Segov falaram a um grupo específico de OSCs. Em fevereiro deste ano, a servidora Íria Melo, também da Diretoria Central de Normatização e Otimização, apresentou as regras atinentes à regulamentação do Mrosc no I Seminário de Comunidades Terapêuticas e Entidades Afins de Minas Gerais, realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa.
 
Além disso, estão abertas, desde o início desta semana, as inscrições para novas turmas da terceira edição do curso a distância Lei de Fomento e Colaboração (Lei Federal 13.019/2014), contendo o Marco Regulatório. Realizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Trabalho e de Desenvolvimento Social (Sedese) e Segov, juntamente com o Tribunal de Contas do Estado, o curso busca capacitar os participantes sobre a Lei, preparando-os para a realização de parcerias com o poder público.
 
 
Fonte: Ascom Segov

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo 
de Minas Gerais

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Papa João Paulo II, 4101
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG

CEP: 31630-901
FALE CONOSCO